domingo, 10 de fevereiro de 2013

Campeão da pré-temporada

O calendário de atividades do futebol brasileiro começa cedo. Campeonatos estaduais e o Nordestão começam em janeiro, sendo que os clubes têm entre férias e período de treinamento cerca de 40 dias. Alguns times se conscientizaram nesse ano de que as competições não possuem o mesmo valor, que não vale a pena colocar seus melhores jogadores nas primeiras rodadas de um Paulistão ou Cariocão. Mas o time que melhor soube se organizar foi o Atlético Paranaense.

Meia do Atlético Paranense domina a bola contra o Dinamo de Kiev na Marbella Cup

A equipe paranaense fez uma coisa que os clubes brasileiros mais antigos faziam: aproveitar a pré-temporada para treinar, jogar amistosos e fortalecer a marca fora do país. Era mais ou menos assim que o Santos de Pelé ficava conhecido em toda a Europa. Nos países europeus é muito comum os clubes aproveitarem o período vago no calendário para viajar para jogar torneios amistosos.

A ação do Atlético Paranaense, que subiu na temporada passada da Série B para Série A do campeonato brasileiro, foi de viajar à Espanha e participar da Marbella Cup. Para uma participação plena do Furacão nesse torneio, a direção do clube decidiu colocar a equipe sub-23 no campeonato paranaense, além de ter de pedir autorização à CBF.

A participação do Atlético Paranaense já significava muito, principalmente pela mudança de postura com relação a importância de uma pré-temporada bem feita e a valorização da marca do clube em solo desconhecido. Mas o Atlético não ficou contente com esses benefícios e decidiu abocanhar o título da Marbella Cup e um prêmio modesto de 12 mil euros. Para que isso ocorresse, o Furacão ganhou do Ludogorets (Bulgária) por 6x2, do Dinamo de Kiev (Ucrânia) por 1x0 e do Dinamo de Bucareste (Romênia) por 1x0. Os outros times europeus que também jogaram a competição foram Torpedo Kuitasi (Geórgia), Otelul Galati (Romênia), Rapid Bucareste (Romênia) e Lech Poznan (Polônia).

O que pouco importa, de fato, é o título conquistado pelo Atlético Paranaense. O fato de ter um período de treinamento mais extenso e enfrentar tradicionais equipes da Europa num torneio fora do Brasil parece ser certeiro para uma pré-temporada. Outros times brasileiros também fizeram amistosos internacionais recentemente, como Vasco x Ajax (Holanda), Grêmio x Hamburgo (Alemanha) e Coritiba x Colón (Argentina). Uma pena que o calendário nacional é tão apertado que não dá muita chance para os times brasileiros terem esses projetos mais audaciosos. Mas tomara que vários outros clubes nacionais tomem a mesma atitude, pois, com certeza, serão recompensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário