sábado, 4 de maio de 2013

Hull e Cardiff jogarão a Premier League 2013/2014!

Na Inglaterra, a 2ª divisão é disputada por 24 times e tem o nome de Championship (é interessante dizer que a 3ª divisão é a League One e a 4ª é a League Two). A Championship, bem como a League One e a League Two, possui fórmula distinta da Premier League, uma vez que tem mata-mata. Sim, aquele mata-mata que nós sentimos tanta falta. Mas o mata-mata não é para definir o campeão, é sim para definir o último time a ser promovido à divisão superior. Os promovidos, de forma direta, da Championship  foram Cardiff City, time galês que subiu com muita antecedência, e Hull City, que teve um final de campeonato dramático.

Classificação final da Championship (fonte: Futbol 24)


O jogo que definiu o último promovido direto da Championship teve um final espetacular e curioso. O Cardiff, já garantido na Premier League 2013/2014, marcou o primeiro gol do jogo aos 4 minutos do segundo tempo com Campbell. O gol acabou acordando o Hull City, que empatou aos 13 minutos com 
Proschwitz e a virada saiu com o gol de McShane aos 20 minutos. O resultado era perfeito para o Hull, ainda mais com o Watford empatando em 1x1 com o Leeds United. 

Contudo uma coisa bastante curiosa aconteceu. Nos acréscimos, o juiz deu pênalti para o Hull. Até aí tudo bem, mas a torcida da casa pensou que o juiz tivesse apitado o final do jogo e invadiu o campo para comemorar. A invasão é comum em comemorações na Inglaterra. A situação foi rapidamente contornada, com a torcida deixando o campo de jogo em questões de segundos. O Proschwitz foi para cobrança e perdeu o pênalti. No lance seguinte, o juizão, de novo ele, deu pênalti para o Cardiff City. Dessa vez, não teve erro e Maynard conferiu, empatando o jogo em 2x2. Com os resultados de momento, o Hull City estava garantido na próxima temporada da Premier League. 

O engraçado é que lá, como aqui, há jogos atrasados propositalmente na última rodada e o jogo entre Watford e Leeds United estava 15 minutos atrasado. Um gol para o Watford tomaria o lugar do Hull City. Apesar da pressão, o gol não saiu para o Watford e o no contra-ataque o Leeds marcou um belo gol com McCormack. O interessante foi ver todo o time do Hull City assistindo pela televisão ao final de Watford e Leeds. Depois do apito final, o Hull City podia enfim comemorar.

Para definir o último time promovido à Premier League da próxima temporada, serão disputados jogos eliminatórios, os famosos playoffs. Leicester x Watford, dias 09 e 12, e Crystal Palace x Brighton, dias 10 e 13, disputarão apenas uma vaga à elite inglesa. Os vencedores jogarão no dia 27 de maio, em Wembley, pela vaga. Os jogos finais são disputados em Wembley nas divisões inferiores também. Isso poderia ser algo a se pensar para os campeonatos daqui do Brasil, a fim de utilizar os "elefantes brancos", legado da Copa do Mundo.

A briga contra o rebaixamento teve muita reviravolta, com gols no final dos jogos, mas Peterborough United, Wolverhampton e Bristol City disputarão a League One 2013/2014. O interessante é observar que o Wolverhampton, o popular Wolves, disputou a Premier League na temporada passada. Queda livre para o Wolves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário