Na Europa, apenas o primeiro colocado dos nove grupos estão garantidos na Copa do Mundo de 2014. As oito melhores seleções que ficarem na segunda posição irão se enfrentar, garantindo mais quatro equipes na próximo mundial, totalizando 13 seleções europeias na Copa de 2014.
O grupo A está bastante interessante. Bélgica e Croácia brigam ponto a ponto pela vaga direta ao mundial. A Bélgica possuiu uma ótima geração com nomes importantes em grandes equipes europeias, como o eficiente zagueiro Vermaelen, do Arsenal-ING, e o rápido atacante Hazard, do Chelsea-ING. A Croácia é liderada por Modric, meia do Real Madri-ESP, e Mandzukic, artilheiro do Bayern-ALE. Pela pontuação de momento, 16 e 13, é bem provável que a Bélgica consiga sua vaga e a Croácia terá que brigar na repescagem.
Itália tem uma vantagem de 4 pontos no grupo B. Com essa vantagem, dificilmente os italianos não conseguirão a vaga direta para a Copa, principalmente se levarmos em consideração a excelente fase de Pirlo, jogador da Juventus-ITA, e o faro de artilheiro do problemático Mario Balotelli, atacante do Milan-ITA. A briga pela segunda posição é boa e a Bulgária tem uma vantagem mínima de um ponto sobre a República Tcheca, o que preocupa é que a pontuação é baixa e o segundo colocado do grupo corre risco de não disputar nem a repescagem.
A Alemanha não está classificada matematicamente no grupo C, mas virá ao Brasil com toda certeza e será uma das grandes favoritas ao título. Com 16 pontos, os alemães observam uma ótima briga pela vice-liderança do grupo. Áustria, Suécia e Irlanda estão com 11 pontos e disputam a segunda colocação do grupo. Restam 4 rodadas para a definição.
No grupo D, a Holanda sobra com uma vantagem de 7 pontos e uma campanha só com vitórias. E não é por menos, a seleção holandesa possui bons jogadores e é liderada pelo atacante do Manchester United-ING, Robbie Van Persie, um dos melhores do momento. A Hungria surpreende e é a segunda colocada, com 11 pontos. Romênia também está querendo repetir seus bons momentos no cenário europeu e está com um ponto a menos, mas totalmente na briga. Já a Turquia vai mal, ocupando o quarto lugar, com 7 pontos, e quase fora da disputa, o que vai contra a boa campanha dos times turcos nas ligas europeias.
A Suíça deu muita sorte no grupo E. A equipe é a líder, com relativa folga, e deve garantir sua vaga na próxima Copa. Shaqiri, jogador do Bayern-ALE, é o principal nome desse time. Albânia ocupa a vice-liderança do grupo, com 10 pontos. Islândia, com 9, e Noruega, com 8, estão na briga pela vaga na repescagem. Mas a pontuação do grupo é baixa e o segundo colocado pode ficar de fora dessa disputa.
Portugal é o líder do grupo F, com 14 pontos, mas a irregularidade da equipe e os dois jogos a mais que a Rússia podem complicar a classificação de forma direta ao mundial de 2014. Extremamente dependente de Cristiano Ronaldo, que não repete o futebol de Real Madri, a equipe portuguesa pode ficar de fora da Copa. Isso porque, além da Rússia ter uma projeção para ser a líder do grupo, a seleção de Israel pode aprontar para cima dos portugueses. A equipe israelense deixou de ser um saco de pancadas e jogadores vão jogando em médias equipes europeias, o que ajudará ainda mais nessa evolução.
No grupo G, a Bósnia-Herzegovina sobra com cinco vitórias e um empate. Essa ótima campanha faz com que a jovem seleção tenha grandes chances de classificação à Copa do Mundo, capitaneada pelo excelente atacante Dzeko, jogador do Manchester City-ING, além do jovem meia Pjanic, da Roma-ITA. A campeã europeia de 2004, Grécia, está com 3 pontos a menos que a líder e deve ir, ao menos, para a repescagem. A seleção grega não possui jogador talentosíssimos, mas é bastante consistente e tem o guerreiro Samaras, jogador do Celtic-ESC, no comando de ataque.
Montenegro, com 14 pontos em 7 jogos, e Inglaterra, com 12 pontos em 6 jogos, brigam pela vaga direta ao mundial no grupo H. Montenegro é uma seleção jovem e já surpreende nessas Eliminatórias, apesar de ter bons nomes, como os atacantes Jovetic, da Fiorentina-ITA, e Vucinic, da Juventus-ITA. A seleção inglesa não possuiu uma das gerações mais brilhantes, mas conta com bons jogadores, com destaque para o atacante do Manchester United-ING, Wayne Rooney. A Ucrânia conseguiu um bom resultado (uma vitória por 4x0 sobre Montenegro) na última rodada que serviu para dar esperanças ao time. Hoje ocupa a terceira posição com 11 pontos.
Restando apenas 3 jogos, Espanha lidera o grupo I com um ponto a mais que a França. O futebol espanhol está num momento bem melhor que o francês, por isso essas posição devem ser mantidas até o final da competição. Com isso, a França terá que remar (e torcer por um sorteio bacana) para conseguir vir ao Brasil em 2014.
Esse foi o resumão das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014. Algumas ótimas surpresas, entre elas as seleções da Bósnia-Herzegovina e Montenegro, coincidentemente, ou não, países que formavam a antiga Iugoslávia. A Croácia também está bem na competição. E a Sérvia, que era a base da antiga Iugoslávia, vai mal das pernas.
Assim que forem definidos os participantes da Copa, o Fut Indie irá observar mais atentamente alguns campeonatos nacionais, para traçar um perfil melhor do futebol dessas seleções. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário