segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vélez é o campeão dos campeões!

Peraí, mas o campeão argentino atual não foi o Newell's Old Boys, o time que vai enfrentar o Atlético-MG na semifinal da Libertadores? Não exatamente, explicarei. Antes haviam dois campeonatos argentinos por temporada, o clausura e o apertura. Só que aconteceu uma mudança nas terras portenhas e agora o antigo clausura se transformou em Torneio Inicial e o apertura em Torneio Final, mas teria um jogo em campo neutro entre os campeões, uma espécie de campeonato carioca, com os vencedores dos turnos se enfrentando. Dito isso, vamos ao jogo.




Vélez Sarsfield e Newell's Old Boys chegaram a essa final com futebol distinto. Os dois já haviam se encontrado antes nas oitavas de final da Libertadores e o Newell's levou vantagem ao eliminar o adversário em sua casa. E não é só isso, a temporada do Newell's foi espetacular, chegando a semifinal da Libertadores e sagrando-se campeão do Torneio Final. Mas o que é o futebol, né? Vélez fez uma Libertadores e um campeonato argentino bem diferente daquilo que tinha feito no ano passado. O time da grande Buenos Aires ocupou uma ridícula 14ª posição no Torneio Final.

A partida única foi disputada em território neutro, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendonza. E o Vélez conseguiu marcar o primeiro gol com uma linda jogada de Lucas Pratto, aos oito minutos. O placar de 1x0 fez com que o Newell's, que possui uma ofensividade maior que a maioria das equipes argentinas, fosse para cima, com bastante posse de bola. Mas o Vélez é um time que defende muito bem. Embora, aos 27 minutos, pareceu que tudo iria mudar. Pênalti para o Newell's, com direito a expulsão do capitão Cubero do Vélez. Scocco, destaque da ótima temporada do time, bateu mal e perdeu a grande oportunidade.

A pressão da equipe de Rosário foi gigante, mas o Vélez estava muito bem posicionado e segurou o resultado até o final da partida. O placar de 1x0 deu o título de supercampeão ao Vélez e também uma vaga  nas competições continentais, Copa Sul-Americana e Libertadores da América, da próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário