quarta-feira, 12 de junho de 2013

Repassando as Eliminatórias para a Copa de 2014 - parte 1

O Fut Indie decidiu fazer um resumão da situação de momento das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014. O torneio define os participantes para o torneio que será disputado no Brasil. Algumas Eliminatórias já estão tomando forma, outras nem tanto. Nessa primeira parte iremos falar das Eliminatórias na Oceania, Ásia e América do Sul. Vamos lá conhecer a fórmula dos torneios FIFA e os possíveis/futuros participantes da próxima Copa do Mundo!





Na Oceania, continente sem nenhuma tradição no futebol mundial (com exceção da Austrália, que disputa as Eliminatórias Asiáticas), a Nova Zelândia está confirmada desde março, quando venceu a Nova Caledônia por 2x1, com direito a gol nos acréscimos. Confirmada, mas não para a Copa de 2014, e sim para um jogo de repescagem, em novembro desse ano, contra um adversário a ser definido pelas Eliminatórias da Concacaf (países da América Central e do Norte).

Na Ásia, as Eliminatórias está em sua fase final e resta apenas uma rodada. O torneio é composto de dois grupos.

O Grupo A ainda está indefinido quanto a quem irá à Copa de 2014. Coréia do Sul, que participa de Copa do Mundo desde 1986 de forma consecutiva, lidera e tem grandes chances, basta um empate no último jogo contra o Irã, o qual é o vice-líder e pode se classificar com empate. A situação do Uzbequistão é a mais complicada, pensando em classificação direta à Copa, pois precisa torcer para uma vitória da Coréia, além de ganhar do Catar. Se der empate, o Uzbequistão vai precisar golear a equipe do Catar. Já nesse mês teremos a última rodada das Eliminatórias Asiáticas.

No Grupo B resta apenas uma vaga direta, pois o Japão já conseguiu sua classificação. A Austrália é a segunda colocada e joga contra o eliminado Iraque em casa, precisa de uma vitória simples para se garantir. Jordânia e Omã se enfrentam na última rodada. Com a vitória, o Omã pode sonhar com a vaga direta, mas tem que torcer por um tropeço da Austrália. O empate consolida Omã na terceira posição e a vitória da Jordânia renderá uma vaga na repescagem. Lembrando que os terceiros colocados do Grupos A e B se enfrentam em dois jogos (ida e volta), o vencedor duelará com o 5ª colocado das Eliminatórias Sul-americanas.

Na América do Sul, está quase tudo encaminhado para que Argentina, Colômbia, Equador e Chile venham ao Brasil em 2014. A quinta colocação, que leva ao jogo de repescagem contra um representante asiático, é a mais disputada. Uruguai e Venezuela estão empatados em pontos (16), mas a equipe celeste possui um jogo a menos em relação aos venezuelanos. Correndo por fora, o Peru está com 14 pontos e ainda tem chance de conseguir uma vaguinha na quinta posição, já que possui um jogo a menos que a Venezuela. Restam 4 jogos para uns e 3 jogos para outros.

Das Eliminatórias citadas acima, apenas dois países estreantes podem pintar na Copa do Mundo de 2014: Venezuela e Uzbequistão. E dificilmente os dois virão ao Brasil, pois há grande chance de um confronto eliminatório.

O Fut Indie trará em breve o resumo das outras Eliminatórias disputadas no planeta bola. Fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário