O futebol escocês sempre foi alimentado pela rivalidade e bipolaridade entre Celtic e Rangers. Porém, no ano de 2012, o Rangers foi rebaixado à quarta divisão após decretar falência. Com isso, o caminho ficou livre para o Celtic passear. E como passeou, com dois títulos fáceis, inclusive dessa temporada, restando sete jogos para o fim da liga. No entanto, a pergunta que fica é: qual é a segunda força do futebol escocês?
Na temporada passada, o Motherwell foi o vice-campeão e nessa temporada é o terceiro colocado na Premiership. A equipe da cidade de Motherwell foi fundada em 1886 e possui um estádio acanhado com capacidade para quase 14 mil pessoas. O principal destaque do time é o veterano atacante John Sutton, que já marcou 18 gols no campeonato. Contudo, o Motherwell já foi eliminado de todas as outras competições.
O outro candidato a segunda força do futebol escocês é o Aberdeen. A equipe, fundada em 1903, está na vice-liderança da Premiership. O que impressiona é o poder de reação, uma vez que o Aberdeen ficou na parte de baixo da tabela na temporada passada. O time ainda está vivo, nas semifinais da Copa da Escócia, e foi campeão da Copa da Liga Escocesa. A trajetória de sucesso nessa temporada se deve a participação decisiva do meia da Irlanda do Norte Niall McGinn, autor de nove gols do time na liga escocesa.
E quanto ao Rangers? Ele voltará logo? A missão não é fácil, mas a trajetória tem sido bem sucedida até agora. O segundo famoso time de Glasgow já ganhou a quarta divisão na temporada passada e ganhou a terceirona nessa temporada. A briga deve ser mais complicada na próxima temporada, pois disputará a segunda divisão escocesa. A equipe é finalista da Challenge Cup, uma copa que privilegia as equipes que estão nas divisões inferiores do futebol escocês, e está na semifinal da Copa da Escócia. Tudo indica que em pouco tempo o Rangers estará fazendo frente ao Celtic no cenário escocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário