quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pitacos sobre a Champions League

O maior torneio europeu de clubes começou há um tempo com as fases preliminares, mas aos olhos do mundo o pontapé inicial foi hoje com o sorteio dos oito grupos. Os jogos começam no dia 16 de setembro. Vamos a configuração dos grupos da temporada 2014/15 da UEFA Champions League.

Imagem retirada do espn.com.br
No grupo A, Atlético de Madri e Juventus são favoritos, mas não podem desprezar o Olympiacos. O sueco Malmo vai ter que brigar muito para não ser o saco de pancadas do grupo. Uma curiosidade é que esse grupo só tem campeões nacionais: Champions League na essência.

O grupo B possui dois favoritos: Real Madri e Liverpool. A terceira força fica por conta do Basel, que sempre faz boas campanhas nas competições europeias, por isso o time suíço fica credenciado como possível azarão da chave. O Ludogorets (BUL) vai aproveitar sua estreia na fase de grupos da Champions League para engordar sua conta bancária, né?

Talvez o grupo mais equilibrado seja o grupo C. Benfica é o cabeça-de-chave, mas não tem muito favoritismo, principalmente pela perda de bons jogadores na janela de transferência. O Zenit é sempre muito perigoso, principalmente jogando na Rússia, sem falar que Hulk parece estar numa fase excelente. O Leverkusen começou a temporada muito bem e possui um time muito competitivo. Já o Monaco vai depender muito de Falcao Garcia e sua, possível, venda. Caso se confirme, o time francês perde muita força.

O grupo D tem dois favoritos, uma carne de pescoço e uma zebra. Os favoritos: Arsenal e Borusia Dortmund. A carne de pescoço: Galatasaray. A zebra: Anderlecht. A tendência é Arsenal e Dortmund conseguirem sua classificação, mas o Galatasary não será presa fácil de jeito nenhum e, até mesmo, o Anderlecht pode complicar a classificação de alguém com um jogo bem encaixado, principalmente nos disputados em território belga.

Ainda não sei muito bem se o grupo E pode ser considerado o tal grupo da morte. Porém tenho toda certeza que é um grupo fortíssimo. Bayern e Manchester City tem obrigação de se classificarem. Isso pelo investimento, força de elenco e solidez tática. Mas aí vem a Roma, que volta a disputar uma Champions League, com sede para fazer uma boa campanha. Sem falar no sempre chato CSKA. 

Barcelona e PSG são muito superiores no grupo F. E essa vai ser a primeira vez que essas duas equipes se enfrentam numa fase não eliminatória de competição europeia. O Ajax possui uma história de confrontos contra o Barça, mas não é, nem de longe, páreo para complicar uma classificação da equipe catalã. Apoel é franco atirador e não deve conseguir roubar muitos pontos dos seus adversários.

Chelsea vai reinar absoluto no grupo G, pelo menos é essa expectativa. A segunda vaga deve ter Schalke e Sporting como principais candidatos. Aliás, como é bom ver o Sporting de novo numa Champions League. E ainda tem a volta de Nani, pode pintar coisa boa disso aí. O esloveno Maribor não deve ameaçar muito, a não se que consiga um rendimento muito bom em casa.

O grupo H é muito interessante. Porto, Shakhtar e Athletic Bilbao se equivalem em força. Talvez o Shakhtar saia um pouco mais enfraquecido por não poder jogar em seu estádio devido a situação delicada que vive a região de Donetsk. O Porto quase sempre consegue beliscar uma vaguinha nas oitavas e o Bilbao vive um momento muito legal. Até mesmo o Bate Borisov pode aprontar algo de mais concreto nesse grupo.

Bom, é isso. A UEFA Champions League vai começar de verdade e muita coisa pode mudar até os jogos, mas uma coisa é certa: não vai faltar boas partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário