A Libertadores 2013 teve seus grupos e confrontos da fase preliminar definidos no final da manhã dessa sexta-feira. Os times brasileiros vão ter que se preocupar, porque não tem moleza nessa competição, se vacilar podem cair fora até antes da fase de grupos.
Sorteio da Libertadores pode ter complicado a vida dos brasileiros
Grupo 1: Barcelona-EQU, Nacional-URU, Boca Juniors-ARG e Toluca-MEX
Achei bastante interessante esse grupo 1 da Libertadores 2013. Se o Toluca (MEX) estiver focado na competição, coisa bastante incomum com os times mexicanos, o grupo tem tudo para ser um dos mais equilibrados. O Barcelona (EQU) é um bom time, principalmente jogando em casa com sua fanática torcida apoiando. Possui certa tradição na competição e com isso pode brigar por uma das vagas. O Nacional (URU) tem um nome muito forte, mas acabou por fazer um campeonato uruguaio interessante, ficando na terceira colocação, com mesmo número de pontos do vice-líder. O Boca Juniors (ARG) perdeu muito de sua força depois da final da Libertadores passada, mas ainda é um time que impõe respeito aos adversários. Com a chegada de Carlos Bianchi para comandar a equipe o time pode conseguir um gás novo na competição. E Libertadores os argentinos sabem jogar.
Palpite: Barcelona e Boca Juniors.
Grupo 2: Sporting Cristal-PER, Libertad-PAR, Palmeiras e Tigre/Deportivo Anzoátegui
Antes de comentar o grupo 2, é necessário palpitar que o Tigre (ARG) deva passar do Deportivo Anzoátegui (VEN), mesmo sendo uma equipe sem muito brilho técnico. Dito isso, temos um grupo complicado para o Palmeiras, principalmente pela incógnita que é o time em 2013, disputando a série B do campeonato brasileiro. Como manteve o argentino Barcos, o Palmeiras pode montar um time para o atacante ser ainda mais eficiente, dando trabalho para as outras equipes do grupo. O Sporting Cristal (PER) deverá ser presa fácil na competição, complicando os outros times apenas nos jogos no Peru, mas sem ameaçar muito. Eu gosto muito do futebol do Libertad (PAR), e não é de hoje. Meio que indo contra a corrente do futebol da seleção paraguaia, o Libertad tem tudo para brigar por uma vaga. O Tigre deverá complicar para Palmeiras e Libertad a medida que não será uma equipe que cederá muitos gols, portanto os confrontos serão muito equilibrados nesse grupo 2.
Palpite: Palmeiras e Libertad.
Grupo 3: Arsenal-ARG, The Strongest-BOL, Atlético Mineiro e São Paulo/Bolivar
É chegado a um dos grupos mais complicados da competição. Primeiramente eu acredito que o São Paulo deva passar com certa facilidade do Bolivar (BOL), mesmo tendo que jogar na altitude. Aí então que o grupo 3 fica mais difícil. Com o Atlético Mineiro voltando a disputar uma Libertadores depois de algum tempo, fica difícil acreditar que o time não se reforçará ainda mais. A equipe mineira já trouxe um bom atacante para seu elenco, uma das fragilidades que tinha. Então deverá fazer muito bem o seu dever de casa e pode se complicar nas outras três partidas que será o visitante. The Strongest (BOL) é o melhor time da Bolívia hoje e tem um ótimo atacante, o Pablo Escobar, que já jogou em equipes médias do futebol brasileiro. Jogando no alto do morro é uma equipe que fatalmente irá roubar alguns pontos e será o maior diferencial nesse grupo. O Arsenal (ARG) fez um final de temporada bastante irregular, muito diferente do início de 2012 quando foi campeão argentino. Ainda acredito que será um time que brigará até o último jogo por uma das vagas nesse grupo, principalmente por ter boas peças no seu elenco. O São Paulo é um dos favoritos no grupo, mas a gente não tem noção de como o time se adaptará sem Lucas. O time paulista ainda terá que se reforçar na frente, porque Luís Fabiano não é um atacante para se ter plena confiança numa competição com esse grau de tensão.
Palpite: Atlético Mineiro e São Paulo.
Grupo 4: Vélez Sarsfield-ARG, Peñarol-URU, Emelec-EQU e Deportivo Iquique/León
Grupo bem interessante. Na fase preliminar, o León (MEX), novo time de Rafa Marquez, deverá passar do Deportivo Iquique (CHI), que é um time técnico, mas que prioriza a correria. O Vélez Sarsfield (ARG) é o atual campeão argentino, possui uma equipe muito eficiente, sem tanto brilho técnico. A equipe argentina deverá ser praticamente imbatível jogando no José Amalfitani. Peñarol (URU) vai disputar a Libertadores com autoridade depois de ser o melhor time do Uruguai no último campeonato. O futebol mais técnico, com bom toque de bola, e um bom ataque do time uruguaio deverá brigar por uma das vagas. O Emelec (EQU) é um time modesto, mas que estará brigando pelas beiradas. Se as outras equipes do grupo vacilarem, o Emelec pode conseguir a classificação, isso se conseguir ser eficaz jogando no Equador. O León está na Libertadores devido a uma excelente campanha no campeonato mexicano, mas não deverá estar dando tanta prioridade a competição sul-americana. Contudo, as viagens ao México são sempre complicadas e pode roubar pontos valiosos dos adversários.
Palpite: Vélez e Peñarol.
Grupo 5: Corinthians, San José-BOL, Millonários-COL e Tijuana-MEX.
O grupo 5 deverá ser equilibrado apenas se o Corinthians sentir as viagens longas e os terrenos altos que enfrentará. A equipe brasileira poderá não ter vida fácil, mas duvido muito que não consiga a primeira colocação no grupo. O San José (BOL) é um time fraco e que deverá se aproveitar do fator casa para complicar as outras equipes. fora de casa deverá ser presa fácil. OTijuana (MEX) é o atual campeão do México e, se não estiver focado apenas no mexicano, poderá sim brigar por uma vaga. Além disso, o fator casa representa um excelente indicativo de que os "xolos" serão complicados de se conseguir derrotar. O Millonários (COL) voltou a ser campeão colombiano após 24 anos e virá embalado para conquistar uma vaga na próxima fase da Libertadores. Acredito que a equipe conseguirá boas vitórias dentro do El Campín como fora dos seus domínios, principalmente se o Rentería permanecer no habilidoso ataque do time.
Palpite: Corinthians e Millonários.
Grupo 6: Independiente Santa Fé-COL, Cerro Porteño-PAR, Real Garcilaso-PER e Deportes Tolima/Universidad Cesar Vallejo
Grupo de difícil prognóstico. Na fase preliminar, acho que o Deportes Tolima (COL) deverá passar pela Universidad Cesar Vallejo (PER), principalmente pela fragilidade do time peruano. Com isso, acredito que Independiente Santa Fé (COL), Cerro Porteño (PAR) e Deportes Tolima brigarão de maneira igual e equilibrada para conquistar a vaga para as oitavas da Libertadores. O Santa Fé possui muita história e fez um primeiro semestre de 2012 em altíssimo nível, tanto que chegou ao título do campeonato colombiano, com total autoridade e merecimento. Possui um ótimo toque de bola, e como é de costume das equipes colombianas, o fator casa será determinante para uma boa campanha. Poucos times têm tanta camisa e tradição quanto o Cerro Porteño na América do Sul. Com isso, a equipe paraguaia, que fez um excelente campeonato nacional, poderá dar muito trabalho nessa fase de grupos da Libertadores. O Deportes Tolima é um time equilibrado, que fará jogos interessantes, principalmente contra o Santa Fé e o Cerro, corre por fora, mas ainda terá boas chances de conseguir uma das vagas. O Real Garcilaso (PER) é o mais fraco dos times do grupo, mas os jogos no Peru serão complicados, o time costuma conseguir fazer de seu estádio uma fortaleza no campeonato nacional, então a equipe que conseguir não perder ponto no Peru deverá ter mais vantagem na pontuação final.
Palpite: Independiente Santa Fé e Cerro Porteño.
Grupo 7: Deportivo Lara-VEN, Universidad de Chile-CHI, Newell’s Old Boys-ARG e Olimpia/Defensor.
Grupo difícil demais, na realidade até a fase preliminar é de difícil prognóstico. Olimpia (PAR) e Defensor (URU) são equipes bem equilibradas e com tradição. Por puro palpite acho que o Defensor deverá passar, sendo assim já terá chance de classificação. O Deportivo Lara (VEN) é a equipe mais fraca do grupo, não deverá ameaçar muito e conquistará poucos pontos, com empates pontuais jogando na Venezuela. O Newell's Old Boys (ARG) é um dos times argentinos que conseguiu ter uma temporada regular. O time é muito bom jogando dentro e fora dos seus domínios, se complicando apenas por não marcar muitos gols, mas tem uma defesa sólida. O toque de bola envolvente também é uma característica desse time argentino. Eu sou fã da Universidad de Chile (CHI). O estilo arrojado é uma característica das equipes chilenas, e a La U parece ser a mais inconsequente. Avança para o ataque sem pensar muito na defesa, toque de bola habilidoso, atacantes e meias rápidos. Mas a Universidad não é a mesma que conquistou a Copa Sul-Americana um ano e pouco atrás, nem mesmo o time que conseguiu o título do chileno no início do ano. Mesmo assim, é uma das favoritas à classificação.
Palpite: Newell's Old Boys e Universidad de Chile.
Grupo 8: Fluminense, Huachipato-CHI, Caracas-VEN e Grêmio/LDU.
O grupo 8 é de fácil prognóstico. Na fase preliminar talvez esteja o momento mais difícil do Grêmio, a LDU perdeu muito espaço no futebol equatoriano, não é mais aquela que fora campeã em 2008, mas ainda é um time que pode complicar, principalmente em confronto eliminatório, mesmo assim acho que o Tricolor irá focado e deverá conseguir entrar no grupo. Com o Grêmio fazendo parte do grupo 8, não tenho dúvidas que conseguirá se classificar, principalmente tendo como adversários o fraquíssimo Caracas (VEN) e o inexperiente Huachipato (CHI). Aliás, tanto Fluminense quanto Grêmio só não passará de fase se não jogarem nem um terço do que jogaram no Brasileirão passado. O Huachipato foi o campeão chileno, falarão alguns, mas o futebol que a equipe chilena joga é muito fraco, baseando-se apenas na correria dos contra-ataques. Acredito que o time chileno pode roubar pontos dos brasileiros e fazer jogos duros, mas não acredito que ameace a classificação.
Palpite: Grêmio e Fluminense.
Essa foram as análises de todos os grupos da Libertadores 2013. Lógico que tudo pode mudar e por isso que o futebol é apaixonante, principalmente faltando algum tempo para o início da competição e ainda estarmos na época de transferências. De qualquer forma, não será tão fácil para as equipes brasileiras, vamos ver se teremos um brasileiro campeão da Libertadores novamente.
boa análise
ResponderExcluir